Suely Carvalho

Parteira Tradicional, Griô, Rezadeira, Curandeira xamânica, leitora de Aura, Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição, Fundadora do CAIS do Parto, Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e Vice-presidente da ALAPAR.

Roda de Casais Grávidos

Todas às terças-feiras o CAIS do Parto atente gestantes e casais para troca de informações e orientação para a gestação saudável e o parto natural, na Rua 13 de Maio, n° 121 - Carmo, em Olinda-PE.

Doulas na Tradição

A formação de Doulas pelo CAIS do Parto/Luz tem base na ancestralidade, oralidade e espiritualidade, que é transmitida pela experiência na Tradição, tendo como objetivo formar acompanhantes de parto que possam proporcionar conforto físico, apoio emocional e holístico durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

Rede Nacional de Parteiras Tradicionais

A Rede Nacional de Parteiras Tradicionais foi criada em 1996, no âmbito da ONG CAIS do Parto, durante o I Encontro de Parteiras Tradicionais, em Nova Jerusalém/PE. Coordenada por Suely Carvalho reúne parteiras em torno das seguintes diretrizes: facilitar a troca de experiências, interligar as parteiras tradicionais, estimular o processo educativo e a organização de classe em associações para lutar pelo reconhecimento e regulamentação do ofício.

CAIS do Parto

Fundada em 5 de julho de 1991, com sede em Olinda/PE, a organização fundamenta-se nos Direitos Humanos, nos Direitos Reprodutivos e no desenvolvimento sustentável, atuando nas áreas de Saúde, Gênero, Cidadania, Educação, Ecologia e Cultura.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O PARTO, O NASCIMENTO E A ANCESTRALIDADE



O PARTO, O NASCIMENTO E A ANCESTRALIDADE
com a parteira braileira Suely Carvalho


26.09.2013 -  Palestra aberta: A repercussão do nascimento por toda a vida e o parto enquanto definidor do futuro da sociedade.
*Café Saudade -  as 20h (próximo a estação CP de Sintra)

27.09.2013 - O ofício e a Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição - Encontro com doulas, terapeutas e enfermeiros.
*Escola da Terra, Casas Novas, Colares, Sintra - 19h as 22h

28.09.2013 - Cuidados naturais com o bebê Oficina  para mães, pais e profissionais
29.09.2013 - Oráculo do nascimento  Vivência/Ritual para mulheres e homens (trazer tambores, digeridoos, maracas)
*Senhora da Azenha, Praia das Maçãs, Sintra - 14h as 20h


Valores:
Palestra aberta - por donativos
Encontro de sexta - 20 euros
Vivências do final de semana - 50 cada ou 80 euros as duas
Encontro + um dia final de semana - 60 euros
Programa todo - 90 euros


Inscrições
: thai4pregnancy@gmail.com / 913319836 com Marjorie (www.massagemgravidez.com)
NIB para transferência 0033 0000 4542163593705
Favor confirmar por e-mail a transferência com nome completo , contato pessoal e apontar a programação que participará. 


Suely Carvalho é Parteira Tradicional - Griô - rezadeira - curandeira xamânica - leitora de aura. Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição. Fundadora do CAIS do Parto. Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil. Vice-presidente da ALAPAR - Aliança Latino Americana de Parteiras.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

I Feira de Comadres do CAIS 15/09/2013.






















































































domingo, 8 de setembro de 2013

Feira de Comadres do CAIS.


Feira de Comadres do CAIS.

Quando: 15 de setembro 2013

Hora: 11 às 19:00hs

Local: Praça do Carmo Olinda-PE

Preparação para um parto feliz.


  • Entendemos que o parto e o nascimento devem ter uma única opção, PARTO Feliz, seja parto no hospital, parto no domicilio ou cesariana necessária O parto natural é a forma em que a mulher desenvolve sua capacidade feminina fisiológica e segura de “dar a luz” sem intervenções desnecessárias com o protagonismo da mulher. O curso facilita para que participantes mulheres e homens grávidos, familiares, estudantes e profissionais através das informações transmitidas se apropriem do conhecimento para uma experiência saudável e feliz do parir e nascer. Entender os prejuízos da cesariana desnecessária e quando existe indicação para cesariana que salva vidas a verdadeira missão da cesariana. O objetivo do curso e facilitar o empoderamento e desvendar os mistérios, rasgando os véus dos mitos dos tabus. Desconstruindo medos e preconceitos. Este é o curso do PARTO FELIZ 1- Transformações físicas e emocionais da gestação e do parto. 2- Plano de parto 3- Os medos, a insegurança, qual o tamanho da sua dor? 4- A função do homem companheiro/pai na gestação no parto e no pós-parto 5- Parto domiciliar 6- Parto normal o hospital 7- Quando a cesariana é necessária 8- Plano B – como escolher um hospital, quais, o que fazer quando chegar no hospital, papel do homem e ou da acompanhante 9- Procedimentos corretos e condutas intervencionista dos profissionais médicos e de enfermagem 10- Anestesia e analgesia, vantagens desvantagens 11- O corpo feminino grávido no parto e no pós-parto imediato 12- Trabalho de parto, parto e pós-parto imediato 13- Parto domiciliar, equipe, acordos Filmes de parto