Suely Carvalho

Parteira Tradicional, Griô, Rezadeira, Curandeira xamânica, leitora de Aura, Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição, Fundadora do CAIS do Parto, Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e Vice-presidente da ALAPAR.

Roda de Casais Grávidos

Todas às terças-feiras o CAIS do Parto atente gestantes e casais para troca de informações e orientação para a gestação saudável e o parto natural, na Rua 13 de Maio, n° 121 - Carmo, em Olinda-PE.

Doulas na Tradição

A formação de Doulas pelo CAIS do Parto/Luz tem base na ancestralidade, oralidade e espiritualidade, que é transmitida pela experiência na Tradição, tendo como objetivo formar acompanhantes de parto que possam proporcionar conforto físico, apoio emocional e holístico durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

Rede Nacional de Parteiras Tradicionais

A Rede Nacional de Parteiras Tradicionais foi criada em 1996, no âmbito da ONG CAIS do Parto, durante o I Encontro de Parteiras Tradicionais, em Nova Jerusalém/PE. Coordenada por Suely Carvalho reúne parteiras em torno das seguintes diretrizes: facilitar a troca de experiências, interligar as parteiras tradicionais, estimular o processo educativo e a organização de classe em associações para lutar pelo reconhecimento e regulamentação do ofício.

CAIS do Parto

Fundada em 5 de julho de 1991, com sede em Olinda/PE, a organização fundamenta-se nos Direitos Humanos, nos Direitos Reprodutivos e no desenvolvimento sustentável, atuando nas áreas de Saúde, Gênero, Cidadania, Educação, Ecologia e Cultura.

sábado, 27 de setembro de 2014

E nasceu Marina

Essa equipe foi demais!!! Obg comadres Marcely Carvalho, Carla Maldonado, Itamisse, Diana e Tânia Nery. Gratidão é a palavra mais próxima pra expressar o que sinto por vcs agora.
Marcely, obrigada por acreditar em mim e fazer uma parceria tão bonita e Carlinha por me acompanhar por duas vezes de forma tão companheira nessa aventura fascinante e divina!
Em tempo aproveito pra agradecer aos meus pais, em especial minha mãe Tânia Nery, que me apoiou e esteve ao meu lado com seu carinho e fortaleza nos dois momentos mais importantes da minha vida!!
                                                                                                     Juliana Nery






                                               
                                                  imagens e texto autorizados por Juliana Nery

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CHEGOU HEITOR

CHEGOU HEITOR...

Quer dizer, primeiro chegou a Camila Dias com um barrigão de 39 semanas. E dentro deste barrigão tinha o Heitor e junto com o Heitor, tinha, a força, certeza, fé, determinação, luz, amor, confiança, Deus, esperança e os limites.
Quando esta mãe de 20 anos chegou ao Cais Boa Viagem, deixou bem claro que queria muito um parto com amor. Em uma semana, duas idas às rodas incluindo um colo na sede de Olinda, tudo se resolveu. Chegamos lá dia 9 de setembro. Primeiro eu e Mariana Cybele (em sua primeira experiência) Patrícia e um tempinho depois Marcely. Somamo-nos aos recém-conhecidos parentes da Camila e ao marido Carlos. Num clima muito favorável seguimos com os cuidados, massagens, bola, diversas posições pela tarde e noite adentro. Mas a história de Heitor era outra. Depois de muitos sorrisos de Camila, beijos no marido, muita comidinha, somados às músicas, rezas, fé e muito amor, todos perceberam que o bebê não descia. A Camila passou todo o tempo trabalhando muito bem com seu filho.
A decisão de ir pra maternidade foi lá pra três da madrugada. E todos saíram dali com uma lição muito forte. A minha lição foi que com determinação, fé, coragem e respeito aos limites, pode-se seguir em frente, mesmo que o caminho mude. Seguir em frente com alegria e amor.
Heitor nasceu às 10 da manhã do dia 10 de setembro de 2014.



                                                                         Débora Moura- Cais Boa Viagem
* imagens autorizadas pelo Carlos e pela Camila e pela equipe do Cais do Parto.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Roda de Boa Viagem cancelada devido a promessa de chuva.

Devido às chuvas e promessas de tempestade  , hoje, dia 08 de setembro de 2014 não haverá a Roda de Boa Viagem. Convidamos amigos que iriam hoje para Boa Viagem,  para o colo de Camila Dias em Olinda , dia 09 de setembro as 19 horas.
Informações 81 8863 1440.