Quem Somos


A ONG C.A.I.S do Parto (Centro Ativo de Integração do Ser) foi fundada em 5 de julho de 1991. Sediada em Olinda, Pernambuco, a organização fundamenta-se na reforma sanitária, nos direitos humanos, nos direitos reprodutivos e no desenvolvimento sustentável, atuando nas áreas de saúde, gênero, cidadania, educação, ecologia e cultura.

O Cais do Parto está registrado no Conselho Nacional de Assistência Social e possui título de utilidade pública municipal. Sua presidente de honra e fundadora, Suely Carvalho, é mentora e fundadora do Programa Nacional de Parteiras Tradicionais desenvolvido no âmbito do Ministério da Saúde, desde 1991. Enfermeira comprometida com a melhoria das condições de vida das parteiras tradicionais e com a manutenção da cultura indígena e africana do partejar, Suely organizou e atualmente coordena a Rede Nacional de Parteiras Tradicionais.

De 1994 a 2001, o Cais do Parto representou o movimento de mulheres de Pernambuco no Conselho Estadual de Saúde e coordenou, no biênio 98/99, a Secretaria Estadual da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos. A entidade é co-fundadora da REHUNA (Rede pela Humanização do Nascimento), instituída em 1993. Atualmente, o Cais integra a Rede Nacional de Mulheres no Rádio, o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Articulação Aids de Pernambuco, o Núcleo de Educadores Populares em Parceria - NE, a Rede Latino-Americana e do Caribe de Saúde da Mulher, entre outras iniciativas. O Cais é filiado à Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong).

O Cais trabalha com mulheres, homens, crianças, adolescentes, parteiras e profissionais de saúde, e atua nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sul.

Sob a luz do saber apreendido das mais diferentes formas, propomos rever conceitos e práticas do gestar, parir e nascer bem como primeiro direito de cidadania e precursor de uma sociedade saudável, transformando as relações entre gêneros, propondo e contribuindo com políticas públicas e comprometendo os poderes públicos na garantia dos direitos de cidadania. Nossa fonte inspiradora: o ser e o fazer das Parteiras Tradicionais do Brasil como modelo brasileiro para a Humanização do Parto e do Nascimento.

Desenvolvemos metodologia apropriada para capacitação, organização social e política e reciclagens para as parteiras tradicionais, considerando as várias realidades culturais nas diferentes regiões deste imenso Brasil.

O C.A.I.S. do Parto destaca-se como entidade de apoio a grupos de parteiras, contribuindo efetivamente no resgate de culturas e tradições do parto e nascimento no Brasil e para o reconhecimento da profissão. Nossa entidade conta com capacidade instalada de uma equipe técnica qualificada para coordenar e desenvolver as ações específicas e cumprir as metas que a nossa atuação exige.

3 Comentários:

Anônimo disse...

A Vocês do Cais do Parto

Minha Gratidão pelo Carinho e Presença no acompanhamento de minha filha Anaíra e seu companheiro Rildo.

Um Abraço grande bem respirado!
Que ao final do Abraço reste apenas a Presença que nos Sustenta.

Bosco

RICARDO BARROS disse...

BOA NOITE SOU PARTEIRO NO SERTÃO DO CEARÁ QUERO ME FILIAR AO CAIS .
COMO FAZER AGUARDO RESPOSTAS
ricardo2barros@hotmail.com
(88) 97783317 tim

Unknown disse...

Onde estão sediados?
Promovem curso de Doulas?