quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nas Palavras de Déa Bonfim, o relato de como a dança pode ser uma rica experiencia na vida de uma mulher grávida.

Relato sobre o parto de Lenora Alves que dançou conosco até a 37ª semana. Uma rica e maravilhosa experiência!
As aulas de Consciência Corporal e Dança com Gestantes fazem parte de um projeto desenvolvido em minha graduação em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com o Cais DO Parto. Para mim, é um prazer enorme desenvolvê-lo e ver germinando bons frutos nos corpos e mentes das mulheres e bebês que me dão essa preciosa oportunidade. 
Trabalho feito com e por muito Amor!
Se você está grávida e quer participar de nossas aulas também será muito bem vinda!!! 
As aulas acontecem às terças feiras, 18h, no Cais do Parto.

Relato

Tive a oportunidade de acompanhar a querida Lenora nas aulas de Consciência Corporal e Dança com Gestantes. Iniciou as aulas gestando Brisa com 16 semanas. Até a 37ª semana elas nos brindaram com sua presença e entrega. Nestes 5 meses trabalhamos com exercícios, alongamentos, massagens, dança improvisação, vivenciamos aspectos da Educação Somática e partilhamos momentos para potencializar a percepção do próprio corpo e a conexão com a pequena Brisa que estava para chegar.
Compartilhar as aulas com Lenora foi maravilhoso por perceber que, apesar de toda correria cotidiana e intensas atividades do seu trabalho, ela se deu a oportunidade de reservar algumas horas do dia para escutar o corpo, respirar, alongar, dançar, aliviar as tensões, vivenciar a proposta do trabalho e chegar em estados corporais que potencializaram sua sensibilização na relação com a filha que estava para nascer.

Brisa pôde sentir os processos de empoderamento, aprendizado e entrega da mãe durante toda a gestação. E estas memórias, certamente, estarão com ela por toda a Vida.
Lenora foi até o final da gestação com a pretensão de vivenciar o parto natural e domiciliar. Mas, ao final da gestação, ela que já tinha um histórico familiar de pré-eclâmpsia, teve que passar por uma cesária necessária de emergência, por conta do aumento considerável da pressão arterial. Todos os dias são realizadas no Brasil cesárias agendadas, completamente desnecessárias. Mas, nos casos em que a cirurgia é realmente necessária, sabemos que pode salvar vidas. 



Durante toda a gestação Lenora se deu a oportunidade de ser acompanhada pelo Cais do Parto com toda atenção e respeito. Frequentou as Rodas de Gestantes e Casais Grávidos, recebeu os esclarecimentos, orientações e acompanhamento da Parteira Marcely Carvalho, dançou em nossas aulas, aguçou a consciência corporal e fez tudo o que podia para que sua filha viesse ao mundo com amor e respeito. E ela veio. Linda e serena como seu nome. Brisa nasceu no dia 03.05.2014, às 16h19, pesando 2.515kg.

extraído de : http://ventredamae.wordpress.com

0 Comentários: