sábado, 28 de junho de 2014

Suely Carvalho: Parto Natural na Tradição.

PARTO DOMICILIAR NATURAL NA TRADIÇÃO DAS PARTEIRAS ANCESTRAIS

É quase explicar o óbvio. Mas se faz necessário colocar à luz da opinião pública o que é exatamente o parto natural domiciliar na tradição.

Desde que a humanidade existe uma mulher gesta e pari e outra mulher ajuda executando uma ordem das suas entranhas para estar junto disponível, confiante, oferecendo os auxílios dos saberes dos povos originários; chás, rezas, organização espacial e a inclusão de todos os presentes com funções de apoio e assim nasciam as pessoas desde milhares de anos.

O parto domiciliar na tradição é um evento que iniciou meses antes. Após a notícia da gravidez, o primeiro passo é definir que tipo de parto deseja.

A assistência ao parto no Brasil tem várias tendências:

 - O parto domiciliar natural com parteira na tradição, plantas medicinais, remédios naturais e ritualizações culturais energéticas e espirituais.                                                    
 - O parto humanizado geralmente é no hospital, mas também pode se realizar na casa incluindo equipamentos hospitalares e medicina alopata;                                     
 - O parto com analgesia (anestesia) no hospital ;
 -A cesariana que lamentavelmente e equivocadamente foi popularizada como uma opção de parto de acordo com a vontade da mulher, ou a disponibilidade do médico.                                 
Para cada tendência existe uma prática própria de acompanhamento e preparação para o parto.

O parto na tradição das parteiras ancestrais tem características completamente diferentes das demais, não temos semelhanças, justo por isso não se pode comparar. Para estarmos com a gestante no parto é necessário conhecermo-nos integrarmos ela, o companheiro e a família na roda de casais grávidos que semanalmente se reúne para trocar experiências informações e acompanhamento da gestação. 

 Uma vez ou mais ao mês consulta individual e com o casal. O pré-natal do sistema de saúde também acompanha apenas para constar nos dados epidemiológicos e acaso haja necessidade de intervenção medicamentosa ou cirúrgica.

Agregamos diferentes terapias naturais para ajudar na gestação, parto e pós-parto mas   o principal trabalho é a autoajuda a abertura da consciência  o empoderamento e apropriação dos direitos constituídos e ajudar revisar conceitos e paradigmas. Com ajuda de terapias holísticas e atendimento psicológico se necessário trabalhamos os traumas, tabus, dificuldades familiares conjugais, sexualidade, gênero.

Tudo o que for necessário para chegar ao parto confiante, segura, determinada, com saúde e feliz.

No trabalho de parto a equipe; parteira na tradição, parteira aprendiz e doulas se preparam de acordo com os rituais pessoais.  Na casa é feita uma harmonização do ambiente. Além dos cuidados básicos com a gestante usamos elementos e práticas holísticas, reverenciando ancestrais e o rito de passagem de nascimento, celebrando a vida e o sagrado feminino.     

  O bebê é recebido num ambiente de serenidade com cantos e energização, entendemos o nascimento como a materialização da luz.  Reverenciamos a placenta, entidade energética e cuidadora.

A Organização Mundial de Saúde afirma que de 100% dos partos, 90% são absolutamente normais não necessitam de nenhuma intervenção (Fortaleza-BR 1986) a essa declaração se junta também o fato de que gravidez e parto não é doença. 

Gestar e parir são uma ação fisiológica do corpo feminino e nascer é um ato divino.




Suely Carvalho ( junho,2014).



0 Comentários: